Sacadas envidraçadas
Entre muitas novidades no ramo vidreiro, o fechamento de sacada com vidros é uma dessas novidades que surgiram para permanecer no mercado e que a cada dia conquista novos e felizes consumidores, moradores de casas e principalmente apartamentos.
Em apartamentos vem sendo unanimidade pelo fato de aumentar e integrar os ambientes tornando-os mais amplos, diminui o ruído, e oferece conforto o ano todo, inclusive em dias frios e chuvosos.
Quando fechadas tornam o ambiente maior, ou podem tornar-se um novo ambiente, como a extensão de uma sala, um escritório ou até uma academia, não havendo limites para aproveitamento desse novo espaço.
O fechamento com vidro pode ser executado em qualquer formato ( reto, Côncavo) através do sistema europeu, versatik ou Stanley.
O sistema mais utilizado é o europeu, pois permite uma abertura total do vão, os painéis de vidro ficam alinhados num trilho por um pivô central e em sua abertura giram a 90° e se recolhem em um dos cantos ou em ambos dependendo da necessidade técnica do projeto, sua vedação para água é algo em torno de 90%.
No sistema versatik, o fechamento da sacada fica como uma janela grande com duas laterais fixas e duas móveis centrais, sua vedação é maior para água, porém com a desvantagem de menor abertura do vão.
No sistema Stanley os trilhos são colocados de acordo com a quantidade de painéis móveis, ficando assim uma abertura quase total, pois todas as folhas móveis recolhem-se atrás de uma folha fixa.
O fechamento em vidro pode ser piso ao teto ou da mureta da sacada ao teto, dependendo da viabilidade do projeto.
Em relação aos vidros utilizados podem ser o vidro de segurança temperado ou o vidro laminado, que é composto por duas lâminas de vidro e uma película pvb, porém no vidro temperado é aconselhável o uso de uma película de segurança, pois no caso de quebra os estilhaços ficam retidos por ela.
Para a instalação de qualquer dos modelos de fechamento tem que se atentar para que seja instalado o mesmo modelo nas mesmas especificações aprovadas pela convenção condominal no caso de apartamentos.
Os valores para o envidraçamento de sacada variam de acordo com as normas das empresas que o executam, algumas cobram por metro quadrado, outras pelo metro linear e outras pelo projeto fechado, o importante é o consumidor analisar além de preço, a qualidade do serviço prestado e principalmente o atendimento pós venda da empresa escolhida para execução.